A universidade da cidade de Coimbra decidiu recrutar para o próximo ano para a compositora brasileira Adriana Calcanhoto, Grammy Latino em 2010.
Conforme relatado pela universidade, a mais antiga de Portugal e um dos decanos da Europa, durante o primeiro semestre de 2017, a cantora, referência da música popular do Brasil, será anexada à Faculdade de Letras de Coimbra.
Adriana que é embaixadora para a Universidade no Brasil desde 2015, vai participar com os alunos em diferentes aulas abertas e tratar de algumas disciplinas, tais como estudos e produção artística.
O coordenador de Estudos Brasileiros da Universidade de Coimbra, Osvaldo Silvestre, disse que "todo mundo vai aprender muito com ela" e recordou que a compositora se inspira, especialmente em Caetano Veloso ou Mário de Sá-Carneiro, poeta, romancista e contista português.
Adriana Calcanhoto também se destaca na produção de música para crianças, pois em toda a sua carreira fez três álbuns para o público infantil.
Em 2010, a cantora ganhou o Grammy Latino na categoria de Melhor Canção Brasileira para a canção intitulada "Tua".
A Universidade de Coimbra é a principal referência e porta de entrada Europeia para estudantes brasileiros que optam por prosseguir os seus estudos.