O município de Aracati embora repleto de grandes talentos e grandes nomes artísticos em sua bela historia, encontra-se em um declínio cultural, junto com seu estado (CE) e o próprio Brasil. Nesse grande declínio podemos sugerir que a musica é o carro chefe desse grande declínio, a falta de incentivo ao estudo a musica, a total desvalorização do profissional, e com as musicas descartáveis em alta, a musica de qualidade esta entrando em um processo de extinção. Hoje o acesso a uma escola de musica, um conservatório ou até uma própria faculdade, é muito restrito e tem pouco espaço, com isso o conhecimento cada vez mais vai ficando para poucos. Foi vendo por essa perspectiva que o Estudante de musica Rafael da Silva Pinto resolveu criar um projeto, para levar musica de qualidade e conhecimento a todos, assim nasceu em Aracati no ano de 2014 o projeto Som da Cidade.
O projeto Som da cidade tem o objetivo de realizar workshops, palestras, aulas eeventos musicais gratuitos ao povo. O projeto realizou aulas, workshops e palestras com grandes professores, o cantor belga Oliver Lord, que já participou do The Voice Belgica, o guitarrista Italiano Paolo Paluci, o aracatiense Heriberto Porto, Gustavo Almeida e o grupo Brazuca jazz e o grupo Duo 4 com os professores do conservatório de musica de Mossoró. Vale ressaltar um grande parceiro do projeto no município de Aracati foi a empresa Abig Pneus que financiou o projeto em todas as edições.
No final de 2015 a estudante de musica Gabriela Mendes Barros do município de Itaiçaba resolver levar o projeto a sua cidade, onde foi realizado um sarau com artistas Itaiçabences, e um recital de Violão e flauta com os Irmãos cruz (Axel Brenno e Maira Cruz idealizadores do projeto ACORDES MÁGICOS). Então em 2016 o projeto fez uma parceria com a Paroquia de Itaiçaba, o padre Jucier Ferreira Alves resolveu abraçar a ideia,e então com a pastoral do dízimo patrocinar aulas gratuitas de violão e canto para a comunidade, transformando a igreja em um nincho cultural. A parceria de 6 meses teve sucesso, e no dia 15 de janeiro de 2017 foi realizado primeiro recital dos alunos do projeto. A parceria já foi renovada por mais um ano.
Nada é tão bonito quanto ver a sensibilidade de um Pastor como o Padre Jucier que através da Pastoral do Dízimo consegue manter um projeto tão belo e carregado de significados.
Dom Bosco dizia que se tivéssemos um décimo primeiro mandamento seria: ESTEJAM SEMPRE ALEGRES, certamente a Paróquia de Itaiçaba vivencia esta ALEGRIA através do Projeto O Som da Cidade.
Vida longa aos idealizadores e Paz e Bênçãos para todos os itaiçabenses que tem a felicidade de um projeto tão inovador e cheio de grandes talentos, os quais, certamente lapidados no tempo certo darão a Itaiçaba uma visibilidade que através da ARTE a conduzirá além fronteiras do estado e do país.