É lei: todas as escolas da rede municipal de Campo Grande (MS) devem ter hortas educativas. O prefeito da cidade, Alcides Bernal, sancionou em dezembro a lei 5.769, que institui nas escolas o "Programa Hortas Escolares".
A regulamentação da lei vai coincidir com o início do período letivo de 2017. Os alunos vão participar do cultivo sob supervisão da direção e dos professores da escola. Os produtos das hortas irão complementar a merenda escolar oferecida aos alunos.
A implementação da horta será seguida por diversas ações, incluindo estratégias que incentivem a participação da comunidade nas atividades escolares, sensibilização e capacitação dos profissionais responsáveis pela alimentação nas escolas e estratégias para conscientizar as famílias dos alunos sobre a importância de trabalhar em conjunto em prol da educação nutricional dos alunos.
As escolas também deverão passar por mudanças para receberem as hortas, além de adequarem os locais onde serão feitas as refeições. O objetivo da proposta é aumentar a oferta de alimentos oferecidos aos alunos, hoje, escassa em frutas, legumes e verduras. Ao mesmo tempo, a horta promoverá a troca de informações e vivências entre as escolas e as comunidades do município.