Quem já esteve em Aracati e apreciou as belezas e a gente daquela cidade centenária, certamente tem vontade de retornar. O encanto da foz do rio Jaguaribe, o local do antigo porto e o velho centro da cidade emoldurado pelos antigos sobrados, tudo isso é uma memória, mas também uma fonte de constante inspiração para aqueles que curtem o espírito e enxergam um pouco além da materialidade do dia a dia.
A BARCA é um desses extraordinários pontos de Aracati que oferece clima para pensar não só a vida cotidiana mas o contexto que a envolve. Localizada em belo sobrado na antiga Rua Grande, a BARCA dá espaço às manifestações culturais, artísticas e filosóficas, além de proporcionar encontros agradáveis entre amigos e conterrâneos.
O idealizador é o professor Mauro Oliveira, do Instituto Federal do Ceará, escritor de artigos e de livros, além de textos de cunho científico. É doutor em informática pela Universidade de Paris, mas sabe apreciar mais do que ninguém a vida das pessoas e a poesia da natureza. A BARCA é rica em conteúdo, mas simples em sua forma. Sua singeleza logo aparece quando entendemos o significado das cinco letras do seu nome, resultado da inicial das seguintes palavras: Bodega de Artes do Raimundo da Chiquinha de Aracati.
Professor Mauro transita também em meio às questões sociais dos cearenses. Ao lado de Demócrito Dummar, foi o grande formulador, há alguns anos, do empreendimento comunitário Pirambu Digital. Em Aracati, criou cursos de informática na BARCA e administra com maestria os talentos que surgem no município. É um amante da natureza, da tecnologia e das pessoas. É um animador de grupos e um incentivador de sonhos e ideias. Suas ações vão contagiando pouco a pouco aqueles que têm a vocação para manter em alta o nível cultural da população aracatiense. Com ele todos aprendemos a sonhar e a trabalhar por um mundo mais feliz.