Ao entrar em um estúdio pra gravar, geralmente se busca os melhores e mais impecáveis instrumentos para que o resultado seja o melhor. No caso do guitarrista e vocalista da banda de blues cearense Jardim de Ferro, Gabriel Young, seus instrumentos - no caso, as guitarras - são feitos de materiais recicláveis como caixa de sapato e latas. A entrevista é da rádio Tribuna Bandnews FM.
O principal instrumento utilizado por Gabriel é uma guitarra chamada carinhosamente de Juju. Fabricada com uma tábua de carne, até hoje é o xodó do cantor.
"A Juju é bem especial para mim porque foi a primeira que construí. Foi feita através de uma tábua de carne, um caibro de telhado, e foi um experimento não sabia que ia dar certo, mas uso até hoje. Eu faço muito com latas, caixas de charuto, maletas velhas, cabo de vassoura, pedaço de madeira, sempre o que tiver dá para você pensar em alguma coisa e trabalhar em cima", explica o músico.
Além da guitarra Juju, Yang também é responsável pela fabricação de um berimbau elétrico, no qual é utilizado um gargalo de garrafa ou uma vareta para se obter o som. Com duas cordas e construído com madeira fruto da demolição, o instrumento é afinado no padrão de acordes comum ao rock e ao blues.
Sobre o repertório escolhido para a banda, Gabriel afirmou que tentou buscar elementos do blues e também das músicas regionais. "Eu busquei fazer uma junção na história do repertório de elementos que mesclam música do blues do Mississipi com a música regional da gente, elas tem uma semelhança gigantesca melodicamente falando, então essa foi minha busca", finalizou o guitarrista.
Confira as fotos: