Deu Brasil em outra olimpíada: a Olimpíada Internacional de Química.
Os quatro estudantes brasileiros que representaram o Brasil na 48th International Chemistry Olympiad (IChO-2016) em Tblisi, na Georgia, retornaram com medalhas.
Os paulistas Vitor Gomes Pires e Pedro Seber e Silva conquistaram medalhas de prata e os cearenses Gabriel Ferreira Gomes Amgarten e Davi Oliveira Aragão conquistaram bronze.
O certame teve 317 competidores de 80 países. A delegação brasileira ficou à frente da Alemanha, França, Itália e Grã-Bretanha.
Os brasileiros foram preparados pelos professores nos seus colégios e no Curso de Aprofundamento e Excelência em Química (IQ-UFRN) e tiveram treinamento no laboratório no IQ-UNICAMP.
O próximo desafio deles será trazer ouro para o Brasil da 21ª Olimpíada Ibero-americana de Química, que acontecerá em Bogotá, Colômbia, em outubro.
2017
A seleção para a Olimpíada Internacional de 2017, que será realizada em Bangkok, na Tailândia, já está em curso.
Os 50 estudantes vencedores da OQSP-2016 representarão o Estado de São Paulo no exame nacional da Olimpíada Brasileira de Química no próximo dia 30 de agosto.
Muitos deles frequentaram a 6ª Escola Olímpica de Química no Instituto de Química da USP de 28 de junho a 02 de julho passado para reforçar sua preparação.
Em setembro próximo será lançada a OQSP-2017, via de acesso dos paulistas à IChO-2018 (República Tcheca & Eslovaquia), IChO-2019 (Paris, França) etc.
Desde já, os estudantes de ensino médio do Estado de SP estão convidados a participar.
Com informações da ABC