Com apenas 17 anos, o estudante, José Edvaldo Lima Filho, foi aprovado no curso de medicinada Universidade Estadual do Ceará (Uece).
Além da aprovação na Uece, o adolescente está na lista de espera do curso de medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC), com apenas duas pessoas à frente.
Filho de uma professora de Química e de um funcionário de oficina mecânica, Edvaldo foi aprovado por meio do sistema de cotas raciais e por cursar, com aprovação, as três séries do ensino médio em escola pública.
O 1º e 2º anos foram cursados no Instituto Federal do Ceará (IFCE) e o 3º ano foi concluído na EEFM Figueiredo Correia, localizada no bairro Benfica.
De acordo com Edvaldo, a conquista veio após três anos de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Inclusive, no ano passado, ele diz ter obtido nota suficiente para cursar Direito na universidade, mas foi impedido por não ter concluído o ensino médio.
No exame, o estudante obteve melhor desempenho na prova objetiva de Matemática e suas Tecnologias (839.9) e na Redação (800).
Conforme a coordenadora pedagógica da escola, Luiza Salgueiro, o jovem se destaca por sua dedicação contínua aos estudos.
"Ele tem até um problema na perna e faz fisioterapia duas vezes por semana. Neste dias, ele chega mais tarde, mas nem por isso deixa de ser um aluno dedicado", elogia.