(Foto: divulgação/ ColégioMadreCarmenSallés)
O bem "é vai e vem"!Lembra do caso do estudante Lucas, que no mês passado encontrou R$ 1,6 mil no lixo e procurou o dono para devolver? O caso aconteceu quando ele ia para o Centro de Ensino Fundamental 312 de Samambaia, a 30 km de Brasília. Releia aqui.O aluno de 16 anos acabou de ganhar um prêmio do tamanho da boa ação que fez.O Colégio Madre Carmen Sallés, da 604 Norte, em Brasília, ofereceu uma bolsa de estudo integral para Lucas Yuri Bezerra fazer todo o ensino médio na instituição. O pais do adolescente estão desempregados.A direção da escola - que trabalha com uma pedagogia preventiva, voltada à valorização da vida humana - disse ao SóNotíciaBoa que ofereceu a bolsa porque ficou encantada com a honestidade do menino, que teve a mesma atitude ensinada aos estudantes da instituição.
"Do aluno concepcionista só se esperam atitudes de retidão e solidariedade. Santa Carmen dizia que o aluno concepcionista deve ser reconhecido na sociedade por esses valores", diz a direção do colégio.
Bolsa dupla
Sabendo da condição dos pais o colégio também ofereceu bolsa gratuita à irmã de Lucas.
A partir do ano que vem os dois vão estudar de graça no Carmem Sallés.
"Nossa ideia é entregar o Lucas e sua irmã para a UnB em 2019, através da aprovação no PAS", disse o professor de artes cênicas Hugo Veiga - (foto abaixo, de barba) - em entrevista ao SóNotíciaBoa.O colégio teve ensino médio reestruturado para que o aluno saia pronto para fazer o PAS, sem precisar fazer cursinho.Hugo, que foi aluno da escola e hoje dá aulas lá, foi quem sugeriu às irmãs concepcionistas que dessem a bolsa ao rapaz, após ler a reportagem sobre a boa ação feita por Lucas. Elas aceitam prontamente.
Na escola
A família de Lucas esteve na escola na semana passada, aceitou e agradeceu a oferta.
"Conversando com o Lucas, menino tímido, bastante maduro pela idade que tem, percebemos uma riqueza interior incrível. Ele veio junto de sua mãe, conheceu o colégio, ficaram encantados e agradecidos pela oportunidade e por decisão dele, resolveu terminar o 9º ano junto com os colegas na escola onde estuda atualmente. No próximo ano virá cursar o Ensino Médio conosco", informou a escola em comunicado.
O colégio parabenizou o garoto pelo exemplo de honestidade e disse estar orgulhoso em ter o estudante no colégio a partir do ano que vem.
"Precisamos de cidadãos que cultivem esses valores: honestidade, solidariedade, respeito ao próximo e que sejam sinais de esperança em nossa sociedade",
Jovem de fibra
Ao se despedir de Lucas o professor Hugo brincou com ele.
Disse: "Até mais! No ano que vem, vou ficar muito no seu pé e puxar a sua orelha!"
Depois de um tímido sorriso, o estudante respondeu "Não vou te dar essa oportunidade!".
"Jovem de fibra que, ao que tudo indica, estuda arduamente e vai seguir um bom caminho", comentou o professor.
Vale ressaltar aqui uma frase da fundadora do colégio, Santa Carmen: "Faça o bem de boa vontade, com alegria, sem buscar gratidão humana; o bem alcançará maiores proporções."