Teatro não é fuga da realidade, é o espelho onde a vida se enxerga sem máscaras. Quando as cortinas se abrem e o silêncio toma a plateia, o teatro respira e o mundo se transforma. O mundo inteiro é um palco, e todos os homens e todas as mulheres são apenas atores.
As frases acima do imortal poeta, dramaturgo e escritor inglês sintetiza por demais o TEATRO, adequa-se perfeitamente ao que pretendemos deixar registrado neste texto que visa parabenizar o GRUPO TEATRAL FRENTE JOVEM pelos seus 40 anos de existência em nosso ARACATI.
Peço permissão para citar um outro autor, esse também poeta e dramaturgo que escreveu em seu lindo poema O INFANTE: “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce”. E eis que nasceu a partir do sonho do nosso querido Francisco Canindé Tinoco Luna, para muitos só Tinoco Luna, um potiguar, que traz em seu nome a ancestralidade de povos indígenas que habitaram e ainda habitam o Ceará e em sua história de vida a determinação, garra e luta daqueles que não se contentando com o que veem buscam transformar o chão que pisam, foi nessas buscas que veio a ideia de transformar através da arte, da arte cênica, do TEATRO.
É nessa dimensão que em 15 de março de 1985, ano em que o Vale do Jaguaribe viveu a sua última Grande Enchente, que surgia o Grupo Teatral Frente Jovem, o mais importante movimento cultural de nossa cidade sendo o grupo pioneiro e fundador do teatro contemporâneo de Aracati. Já são quatro décadas de atividades ininterruptas, tendo neste período já realizado mais de 500 eventos culturais e para além disso feito com que cerca de cinco mil jovens aracatienses participassem ao longo destes anos fazendo parte dessa bonita história.
O primeiro espetáculo do Grupo Teatral Frente Jovem foi “O Santo Missunaro”, depois vieram muitos outros espetáculos, cujo damos destaque o “Aracupira de todo coração” pelo seu viés político que mexeu com os atores políticos locais por ocasião das suas apresentações, era um retrato da vida como ela é e nem sempre aqueles que se identificavam com a arte se satisfaziam com o que ali era retratado. Outra monção especial cabe ao espetáculo A Paixão de Cristo do Aracati, que neste ano de 2025 completa 37 anos, e que deu inspiração para o surgimento de outras peças da paixão que hoje se realizam no município de ARACATI.
Não podemos escrever sobre o Grupo TEATRAL FRENTE JOVEM sem citar o FESTMAR – FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE RUA DO ARACATI, evento por eles idealizados que transformou a Terra dos Bons Ventos na capital mundial do Teatro de Rua e das artes populares, recebendo uma grande quantidade de apresentações de diversos lugares do Brasil e até de outros países.
Ao GRUPO TEATRAL FRENTE JOVEM que completa 40 anos de vida e resistência os nossos maiores parabéns ao seu fundador Tinoco Luna, a todos os artistas que por ali passaram e os que hoje estão atuando, em especial o talentoso artista Chico Izidoro que hoje está à frente deste magnifico grupo de artes cênicas.
Finalizo com um pequenino texto de um autor desconhecido que diz:
Somos arte desde o barro.
Somos arte até virar pó
Somos a arte no processo de nascer, crescer e
morrer
E ao longo te tudo, da vida
Merecemos milhões de aplausos
Só por um dia termos existido.
Que linda
esta existência de 40 anos, que venham outras tantas décadas para nossa alegria
e para alegria de todos que amam as ARTES.