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CAMINHOS PARA UMA VIDA MELHOR - IV

Como nos comunicamos

Publicada em 19/04/24 as 11:26h por Ester Checchetto Terapeuta - 53 visualizações

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 (Foto: Reprodução Google)

Desde a hora em que nascemos nos comunicamos com o mundo. 

E a forma como nós nos comunicamos, gera em nós pensamentos, sentimentos, memórias e crenças .

 (Charles Handel , 1916) 

Comunicamos o que somos, o que acreditamos, o que vivenciamos. 

A maneira como nos comunicamos é apenas uma pequena parte da nossa totalidade. .

Através da comunicação imprimimos nossas incertezas, felicidades, alegrias, medos, raiva, etc. 

Já parou para se perguntar qual a sensação você causa nas pessoas ao se comunicar? 

Você entende sua comunicação como agressiva, passiva  ou assertiva ? 

COMUNICAÇÃO AGRESSIVA 

Na comunicação agressiva, o comunicador tende a expressar seus sentimentos, necessidades e direitos, sem levar em consideração ou respeitar as ideias dos outros. 

Há pouca empatia, as emoções ficam a flor da pele, e o foco do comunicador é vencer o argumento a qualquer custo, estar sempre certo. 

Com tom de voz elevado, gestos intimidadores, postura desafiadora, hostilidade e sarcasmo, interrupções sem deixar que os outros falem, até insultos ou ameaças. 

COMUNICAÇÃO PASSIVA 

A comunicação passiva, é o extremo oposto da agressiva, sendo a assertiva o equilíbrio e o modelo ideal a ser buscado. 

Características da comunicação passiva: Complacência, submissão, autodesvalorização, voz baixa, olhar cabisbaixo, dificuldade de expressão e de alcançar objetivos, faz de tudo para evitar conflitos.

 COMUNICAÇÃO ASSERTIVA 

Comunicação assertiva, expressão de direitos e vontades de forma clara, transparente, objetiva, e precisa, sem margem para erros de interpretação, com educação e respeito, gerando confiança e empatia, mas impondo limites. 

Esse modelo assertivo é uma das formas de enfrentar situações em que seu interlocutor se comunica de forma agressiva. 

Se você precisa aprender a desenvolver a comunicação assertiva, seguem algumas dicas: 

1- Saber ouvir- Antes de emitir sua comunicação (falada ou escrita), é importante ser um bom ouvinte. Análise o contexto da comunicação em que você está inserido, e preste atenção no que o seu interlocutor diz. 

Lembre-se de observar as expressões faciais dele, o tom de voz, e a linguagem corporal. Esse conjunto de elementos permite que você identifique o contexto geral da comunicação, se ela é mais tensa, séria, normal, alegre, descontraída, etc. 

2- Sintetizar - Depois de ouvir e compreender o contexto, pense naquilo que você deseja comunicar. Qual objetivo você pretende alcançar. Elabore a mensagem de maneira sucinta. Siga a sequência: Introdução, desenvolvimento e conclusão.

No dia a dia do trabalho onde não há tempo a perder, é fundamental saber sintetizar as informações com total clareza. 

3- Saber se posicionar - Utilize a comunicação para defender seu ponto de vista, mas sem ser agressivo ou ofensivo.

Administre as palavras e seu tom de voz para ser enfático e não grosseiro. Em mensagens por escrito, releia o que você escreveu, certifique-se de que não foi agressivo, isso fortalece a empatia. 

4. Diga “não” sem rodeios quando necessário - A comunicação tem o poder de trazer paz ou desarmonia em qualquer âmbito da nossa vida. 

Que tal começar a praticar hoje? 

Ester Checchetto - Psicanalista




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Zita

19/04/2024 - 13:40:13

No teatro da vida real, cada momento exige que as mais varadas formas de comunicação... No entanto, o nosso caminhar deve ser a busca do certo. Que saibamos utilizar cada vez mais a comunicação assertiva.


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