Desde a hora em que nascemos nos comunicamos com o mundo.
E a forma como nós nos comunicamos, gera em nós pensamentos, sentimentos, memórias e crenças .
(Charles Handel , 1916)
Comunicamos o que somos, o que acreditamos, o que vivenciamos.
A maneira como nos comunicamos é apenas uma pequena parte da nossa totalidade. .
Através da comunicação imprimimos nossas incertezas, felicidades, alegrias, medos, raiva, etc.
Já parou para se perguntar qual a sensação você causa nas pessoas ao se comunicar?
Você entende sua comunicação como agressiva, passiva ou assertiva ?
COMUNICAÇÃO AGRESSIVA
Na comunicação agressiva, o comunicador tende a expressar seus sentimentos, necessidades e direitos, sem levar em consideração ou respeitar as ideias dos outros.
Há pouca empatia, as emoções ficam a flor da pele, e o foco do comunicador é vencer o argumento a qualquer custo, estar sempre certo.
Com tom de voz elevado, gestos intimidadores, postura desafiadora, hostilidade e sarcasmo, interrupções sem deixar que os outros falem, até insultos ou ameaças.
COMUNICAÇÃO PASSIVA
A comunicação passiva, é o extremo oposto da agressiva, sendo a assertiva o equilíbrio e o modelo ideal a ser buscado.
Características da comunicação passiva: Complacência, submissão, autodesvalorização, voz baixa, olhar cabisbaixo, dificuldade de expressão e de alcançar objetivos, faz de tudo para evitar conflitos.
COMUNICAÇÃO ASSERTIVA
Comunicação assertiva, expressão de direitos e vontades de forma clara, transparente, objetiva, e precisa, sem margem para erros de interpretação, com educação e respeito, gerando confiança e empatia, mas impondo limites.
Esse modelo assertivo é uma das formas de enfrentar situações em que seu interlocutor se comunica de forma agressiva.
Se você precisa aprender a desenvolver a comunicação assertiva, seguem algumas dicas:
1- Saber ouvir- Antes de emitir sua comunicação (falada ou escrita), é importante ser um bom ouvinte. Análise o contexto da comunicação em que você está inserido, e preste atenção no que o seu interlocutor diz.
Lembre-se de observar as expressões faciais dele, o tom de voz, e a linguagem corporal. Esse conjunto de elementos permite que você identifique o contexto geral da comunicação, se ela é mais tensa, séria, normal, alegre, descontraída, etc.
2- Sintetizar - Depois de ouvir e compreender o contexto, pense naquilo que você deseja comunicar. Qual objetivo você pretende alcançar. Elabore a mensagem de maneira sucinta. Siga a sequência: Introdução, desenvolvimento e conclusão.
No dia a dia do trabalho onde não há tempo a perder, é fundamental saber sintetizar as informações com total clareza.
3- Saber se posicionar - Utilize a comunicação para defender seu ponto de vista, mas sem ser agressivo ou ofensivo.
Administre as palavras e seu tom de voz para ser enfático e não grosseiro. Em mensagens por escrito, releia o que você escreveu, certifique-se de que não foi agressivo, isso fortalece a empatia.
4. Diga “não” sem rodeios quando necessário - A comunicação tem o poder de trazer paz ou desarmonia em qualquer âmbito da nossa vida.
Que tal começar a praticar hoje?
Ester Checchetto - Psicanalista
No teatro da vida real, cada momento exige que as mais varadas formas de comunicação... No entanto, o nosso caminhar deve ser a busca do certo. Que saibamos utilizar cada vez mais a comunicação assertiva.