Giancarlo Moreira Gama, de 22 anos, é filho de um ex-catador de materiais recicláveis e recentemente recebeu uma notícia que mudaria sua vida: foi aprovado para um mestrado em políticas públicas na Universidade de Oxford, no Reino Unido.
Esse feito histórico torna Giancarlo o brasileiro mais jovem a ingressar no programa. Embarcando para a Inglaterra em setembro, ele dedicará os próximos dez meses ao aprendizado de como criar governos e políticas capazes de transformar a sociedade.
A infância de Giancarlo foi marcada por dificuldades. Morando em Cabreúva, no interior de São Paulo, sua família, composta por ele, três irmãos e os pais, morava em uma modesta casa de apenas dois cômodos, que ficava dentro de uma fábrica de cerâmica. O acesso precário à energia elétrica e água potável era um desafio constante.
O pai de Giancarlo, para complementar o pequeno salário de ceramista, se dedicava à coleta de materiais recicláveis no bairro, utilizando um carrinho de mão. Porém, a fábrica faliu, obrigando a família a mudar para outro bairro.
Foi nessa época, durante o segundo ano do ensino médio, que Giancarlo tomou conhecimento da existência das universidades públicas.
Determinado, Giancarlo estudou por conta própria e frequentou um cursinho popular, conquistando uma vaga no curso de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo em 2018. Giancarlo é o primeiro membro da família a ingressar no ensino superior.
Em 2019, quando decidiu se candidatar para estudar no exterior, sua trajetória chamou a atenção da Universidade de Oxford, que normalmente não seleciona candidatos tão jovens para o mestrado em políticas públicas. Mas, Giancarlo foi aprovado e ainda recebeu uma bolsa para cobrir parte dos custos.
Durante o terceiro ano de graduação, Giancarlo decidiu se candidatar a vereador, sendo eleito apesar das dificuldades de financiamento, falta de contatos políticos e ausência de apoio partidário.