Vivemos em um mundo em que a exposição excessiva a telas se tornou uma constante. Portanto, é fundamental compreender como essa tendência afeta nossas relações pessoais.Vem com a gente explorar alguns efeitos da exposição excessiva a telas e como podemos repensar nossos hábitos digitais para preservar e fortalecer nossos relacionamentos.
Quando nos perdemos no mundo virtual das telas, corremos o risco de nos desconectar da realidade ao nosso redor. A atenção constante voltada para as telas pode nos afastar das pessoas presentes em nossas vidas, levando a uma falta de conexão emocional e interações superficiais.
Embora as telas nos permitam estar conectados de maneira instantânea, a comunicação por trás delas nem sempre é tão rica e profunda quanto uma conversa cara a cara. A falta de contato visual, expressões faciais e linguagem corporal nas interações digitais pode levar a mal-entendidos e interpretações equivocadas.
Um estudo intitulado Five days at outdoor education camp without screens improves preteen skills with nonverbal emotion cuesintitulado sugere que ao optarmos por conversas presenciais ou por chamadas de vídeo em vez de depender exclusivamente de mensagens de texto ou bate-papo online, geramos uma conexão mais autêntica e profunda.
A exposição excessiva a telas pode roubar o tempo precioso que poderíamos dedicar às pessoas importantes em nossas vidas. Muitas vezes, nos encontramos mergulhados em redes sociais, jogos ou vídeos online, enquanto nossos entes queridos estão ao nosso lado.
Planejar atividades compartilhadas que não envolvam o uso de dispositivos eletrônicos, como passeios ao ar livre, cozinhar juntos ou desfrutar de uma refeição em família, fortalece os laços emocionais, como apontado pelos autores do artigo New mothers and media use: Associations between blogging, social networking, and maternal well-being.
As telas são fontes inesgotáveis de estímulos e notificações que podem nos distrair constantemente. Quando estamos constantemente verificando nossos dispositivos, estamos ausentes no momento presente e nas interações pessoais.
Isso pode levar ao sentimento de desvalorização por parte dos outros, causando uma quebra na qualidade dos relacionamentos. Desligar ou silenciar as notificações e estabelecer limites para o tempo gasto em frente às telas pode ajudar a minimizar essas distrações e a fortalecer as relações interpessoais.
Um exemplo real dos impactos da exposição excessiva a telas nas nossas relações é o de um menino que expressa sua insatisfação com a quantidade de tempo que sua mãe passa exposta à tela do computador. em sua vida, considerando esses dias como momentos de folga. No vídeo, ele expressa de maneira simples, mas impactante, o que deseja: “menos tela”. 😢
Vem ver:
Esse vídeo serve como um lembrete valioso de que as telas não devem dominar nossas vidas. Precisamos encontrar maneiras de estabelecer limites saudáveis, onde reservamos momentos para nos desconectar e nos envolver plenamente com as pessoas que amamos.
Nos comentários do vídeo, que já soma mais de 5 milhões de visualizações no Instagram do Razões, muitas pessoas parecem concordar com a gente.
“Podem pensar que o pedido dele é por falta de atenção. Não, vejo isso. Vejo um menino extremamente amoroso e visivelmente preocupado com a *saúde* da mãe 😍♥️ Ele está pedindo pra ela se cuidar. Cuidar de quem se ama é sublime 😍♥️🙏 as crianças tem a sua sabedoria”, comentou uma seguidora.
Outro seguidor comentou: “Acredite mamãe. Fica doente msm, eu era Gestor de uma empresa, isso aconteceu tem 1 mês e pouco. Trabalhava todos os dias, fazia hora extra para alcançar resultados, plantão aos fins de semana. A empresa me enviou para outra cidade, meus amigos me falavam que eu não tinha mais tempo para nada e eu focando somente em trabalhar. Senti uma dor no peito, fui ao hospital, cheguei no hospital desmaiei. Tive um mau súbito, passei por duas reanimação, e hoje estou em casa em recuperação e recebo notícia que fui demitido. Nada vale sua saúde, aprendi da pior forma.”
Ao compreender os efeitos da exposição excessiva a telas nas nossas relações, podemos tomar medidas para encontrar um equilíbrio saudável. Estabelecer limites no uso de dispositivos eletrônicos, valorizar a comunicação pessoal e dedicar tempo de qualidade sem a presença de telas são passos importantes para minimizar os impactos negativos.
Encontre o equilíbrio certo entre a tecnologia e as conexões humanas, permitindo que seus relacionamentos floresçam. Ao fazer isso, você poderá desfrutar de relacionamentos mais profundos, significativos e gratificantes, enquanto navega no mundo digitalmente conectado.
Foto de capa: Freepik