Filha de um pedreiro e uma faxineira, a jovem Nathalia Vitória Cursino dos Santos, de 18 anos, conseguiu um feito impressionante: ser aprovada em sete faculdades nos Estados Unidos.
Nathalia, moradora de Taubaté, no interior de São Paulo, estudou em escolas públicas durante toda a sua vida. Apesar das limitações financeiras e dos obstáculos que surgiram em seu caminho, ela nunca deixou que isso a impedisse de sonhar alto.
A jovem foi aprovada nas faculdades William Jewell College, University of Akron, Widener university, Saint Louis University, University of Kentucky, University of New Haven e Catholic University of America.
Essas aprovações são um testemunho da perseverança de Nathalia, que se dedicou arduamente para chegar lá!
Desafios na pandemia
Nathalia concluiu o Ensino Médio na escola municipal José Ezequiel de Souza, enfrentando os desafios impostos pela pandemia de Covid-19.
Durante a pior fase da crise sanitária, ela teve que se adaptar ao ensino remoto, combinando-o com as aulas presenciais quando possível. Nathalia mostrou sua resiliência e capacidade de adaptação em tempos difíceis.
O processo de inscrição nas faculdades dos Estados Unidos foi uma jornada de autodescoberta para Nathalia. Ela teve que refletir sobre si mesma e compartilhar suas experiências e aspirações com as instituições de ensino.
Viajou para fazer provas em cidades vizinhas, acompanhada pelos pais, o que parecia algo impossível para a família. Porém, eles estiveram presentes em cada passo dessa emocionante jornada.
Nathalia escolheu ingressar na William Jewell College, levando em conta fatores como a redução de custos, a bolsa oferecida e o alto índice de aprovação. Ela planeja cursar Filosofia ou Relações Internacionais, e está animada com as oportunidades que a aguardam. 😍
Sua maior motivação é dar orgulho aos pais e, quando estiver formada, proporcionar uma vida melhor para toda a família.
“MEUS PAIS ESTÃO DANDO TODO O APOIO POSSÍVEL. ELES ESTÃO COM MEDO, POIS NUNCA VIRAM UM FILHO SAINDO NEM DA CIDADE, IMAGINA DO PAÍS. ME GRADUAR LÁ ABRIRIA MUITAS PORTAS PARA MEU FUTURO E ME POSSIBILITARIA RETRIBUIR A MINHA FAMÍLIA TODO O ESFORÇO E AMOR QUE ELES ME PROPORCIONARAM”, AFIRMOU.
Nathalia criou uma vaquinha online para realizar seu sonho de estudar no exterior.
Devido à sua origem humilde, ela não possui recursos próprios para custear a viagem e nem mesmo o valor das mensalidades, já que a bolsa que recebeu é parcial.
“A ARRECADAÇÃO ESTÁ MEIO DEVAGAR, MAS EU NÃO DESISTO FÁCIL DAS COISAS. VOU COMEÇAR A GRAVAR VÍDEOS E ACHO QUE SE CONSEGUIR BASTANTE ENGAJAMENTO POSSO CONSEGUIR O VALOR NECESSÁRIO”, DIZ ESPERANÇOSA.
Fonte: G1; Foto de capa: Arquivo pessoal