Apesar de só ter 8 anos, um menino autista brasileiro é autor de três livros lançados e já tem prêmios, inclusive internacionais. Vittório Anthony Apps é um escritor mirim nascido na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais.
O garoto mora com sua mãe, a produtora cultural e atriz Walkiria Apps, e o pai, o engenheiro Anthony Apps, em Curvelo, a 166 km da capital mineira.
O garoto que tem mais de 20 mil livros vendidos pelo país. No ano passado, Vittório foi a Paris para receber o Prêmio Personalidade 2022, entregue no Museu do Louvre.
Carreira de sucesso
Vittório é autor dos livros “As Estrelas do Espaço (2023)”, “A Superturma (2020)” e “Os “Pinguins de Madagascar (2021)”.
O mais novo, um livro com ilustrações para colorir, foi lançado dia 14 de maio durante a 78° Exposição Agropecuária e Industrial de Curvelo. Na ocasião, foi também distribuída, gratuitamente, uma cartilha sobre direitos de pessoas com autismo.
Incentivador
Padrinho do garoto, Newton Vieira, jornalista e escritor de literatura infantil, é o principal incentivador de Vittório.
“Meu mundo é o das letras. Minha vida é das palavras. Como meu padrinho, amo muito livros”, disse o garoto.
E não ache que Vittório vai parar no terceiro livro, ele já tem planos para mais!
“Estou escrevendo um novo livro, que terá o título de “As Montanhas da Terra. Tenho esse e outros projetos que divulgarei depois”.
Prêmios e reconhecimento
Além do Prêmio Personalidade 2022, o garoto também foi premiado por indicação da Associação Internacional de Escritores e Artistas (Literarte), em Londres.
Infelizmente o garoto não pôde comparecer às premiações por causa de lesões nos pés causadas pelas características de alguns autistas de sempre andarem nas pontas dos dedos.
Membro da Academia
Em fevereiro de 2022, o garoto tomou posse como membro na Academia Mineira de Belas-Artes, em Ouro Preto. Incrível!
Em novembro, Vittório vai ser homenageado pela Academia Literária Internacional, em Porto Alegre (RS).
O menino autista costuma lançar seus livros em feiras e eventos em Minas Gerais. – Foto: Reprodução/Walkiria Apps/Facebook.
Com informações de Estado de Minas.