Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

PLANETA MPB

    Brasil

Alemanha doa 35 milhões de euros para o Fundo Amazônia

Publicada em 03/01/23 as 09:34h por Só Notícia Boa - Renata Giraldi - 85 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: © Jens Büttner / DPA / Picture Alliance/)

O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, anunciou a liberação de 35 milhões de euros para o Fundo Amazônia. É o primeiro sinal prático de cooperação e apoio ao novo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O dinheiro será aplicado no combate e na prevenção do desmatamento na Amazônia.

“O governo alemão decidiu que 35 milhões de euros, do orçamento alemão, serão liberados para o Fundo Amazônia. Esse é um sinal que queremos mandar já”, disse Steinmeier, que veio ao Brasil para prestigiar a posse do presidente Lula e conhecer de perto projetos que visam a preservação da Amazônia.

Força

Fundo da Amazônia perdeu força na gestão anterior. O objetivo do fundo é captar doações para investimentos não reembolsáveis em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento.

Há, ainda, ações de promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia Legal, além de desenvolvimento de sistemas de monitoramento e controle do desmatamento no restante do Brasil e em outros países tropicais.

O mecanismo de financiamento foi desativado no governo passado e reativado em novembro, depois da ordem do Supremo Tribunal Federal.

Instaurado em 2008, o fundo recebe doações de instituições e governos internacionais. Porém, em 2019, a Alemanha e a Noruega suspenderam os repasses para novos projetos após o governo brasileiro apresentar sugestões de mudança na aplicação dos recursos e extinguir colegiados de gestão do fundo.

Viagem

A viagem de Steinmeier ao Brasil deve durar três dias.

No dia seguinte à posse, o presidente alemão foi a Manaus acompanhado da ministra alemã do Meio Ambiente, Steffi Lemke.

“Nós precisamos do Brasil, precisamos da liderança política brasileira, que o país desempenhe o seu papel. E não apenas na economia, como também na proteção climática global”, disse o alemão, que se reuniu com o governador do Amazonas, Wilson Lima, reempossado no dia 1º, com quem conversou sobre a Amazônia.

No Amazonas, Steinmeier conheceu de perto projetos e ações financiados com verba do governo alemão. Entre eles está a Torre Atto, em São Sebastião do Uatumã, a cerca de 240 quilômetros de Manaus.

Essa torre monitora as condições climáticas da região e as questões do efeito estufa, coordenada por pesquisadores brasileiros e alemães.

Com informações da Representação Brasil-Alemanha, Agência Brasil, Fundo Amazônia

Espalhe notícia boa!



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1532785 | Usuários Online: 413

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!