Ela não cansa de fazer história! Rebeca Andrade conquistou o ouro inédito para o Brasil no individual geral do Mundial de ginástica artística nessa quinta-feira (3).
Vice-campeã olímpica da prova, Rebeca subiu um degrau no pódio e se tornou a primeira brasileira campeã mundial da prova mais tradicional do esporte. Rebeca agora é a número 1 do mundo e celebrou a conquista na arena de Liverpool, na Inglaterra, com a bandeira do Brasil.
Rebeca reinou na final com 56,899 pontos somados. Em nenhuma rotação ela saiu da primeira posição nem quando teve uma pequena falha nas barras assimétricas. Seu talento é tão grande que ela conseguiu reverter qualquer mínimo deslize para alcançar a pontuação nos quatro aparelhos. A vantagem para a vice-campeã, a americana Shilese Jones, foi exatamente de um ponto e meio. A britânica Jéssica Gadirova ficou com o bronze (55,199).
Gritavam os brasileiros presentes em Liverpool antes mesmo de sair a nota do solo do “Baile de Favela” (vídeo abaixo). Uma conquista para entrar para a história!
A prova do individual geral costuma ser dominada pelos Estados Unidos, Rússia e Romênia. Rebeca quebrou a hegemonia e cravou um lugar para o Brasil no seleto grupo de apenas 8 países campeões da prova.
“Foi o trabalho todo da minha equipe multidisciplinar, das meninas. Trabalhamos muito duro. Estou orgulhosa de mim. Sei o quanto trabalho para chegar aqui. Estou muito feliz. Eu não gosto de pensar no que as pessoas estão fazendo, e sim no que tenho que fazer. Na hora da série não preciso inventar nada novo, é algo que treinei, boto minha concentração nisso, respiro fundo e faço a ginástica que eu sei”, disse Rebeca.
Rebeca aumentou para três sua coleção de medalhas em Mundiais – ela foi campeã do salto e das barras assimétricas em 2021. Além de se tornar a primeira brasileira com três medalhas em Mundiais, ela se tornou a primeira ginasta do Brasil campeã de duas provas diferentes.
Nossa queen volta à arena de Liverpool no fim de semana para buscar mais três pódios: nas barras, na trave e no solo. Estamos prontos para ver a história ser escrita novamente. Arrasa, Rebeca! 🚀
Veja sua apresentação no solo com “Baile de Favela”:
Fonte: GE; Foto de capa: Ricardo Bufolin/CBG