Em apenas quatro anos, uma horta orgânica implantada em Taubaté (SP) saltou de 200 unidades de hortaliças e temperos produzidas para incríveis 4.000 unidades, que agora incluem verduras e legumes para milhares de famílias carentes.
A iniciativa é da EcoTaubaté, uma empresa responsável pela coleta de resíduos da cidade do interior paulista.
O que começou como uma pequena horta de produção limitada agora se estende por uma área de 1.600m², cujos canteiros adubados com compostos orgânicos permitem o preparo de 20 mil pratos de sopa todo mês!
Antes do plantio ser autorizado, a EcoTaubaté fez uma série de análises e testes de segurança sanitária visando evitar quaisquer tipos de contaminação. Como resultado, foi comprovado a qualidade do solo para a produção dos alimentos.
Em um primeiro momento, 40 canteiros foram montados, com 15 metros de extensão cada. Sua produção é integralmente orgânica e sustentável, incluindo a irrigação, que funciona por gotejamento, o que evita o desperdício de água.
Já o adubo é proveniente da Usina de Compostagem da EcoTaubaté, que usa os resíduos de frutas, legumes e verduras descartados nas feiras livres e no mercado municipal da cidade.
Todo esse material é redirecionado para a usina de compostagem, onde se transforma em um enriquecedor de solos eficaz e livre de agrotóxicos. Bom demais, né?
A Prefeitura de Taubaté também usa o composto orgânico para plantar árvores e flores em praças, parques e jardins públicos do município.
“Na prática, o resíduo que seria enterrado é reaproveitado e passa a gerar insumos para a cadeia produtiva da cidade. O produto da horta tem uma destinação social, em um modelo que pode ser replicado por meio de parcerias com prefeituras”, afirmou Germano Arraes, superintendente da EcoTaubaté.
No início deste mês, todas as hortaliças produzidas no antigo aterro foram entregues pela primeira vez ao programa “Mesa Taubaté”, que distribui 20 mil pratos de sopa por mês para pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente aquelas que vivem em situação de rua.
O mais legal é que a área da horta foi pensado nos mínimos detalhes, de modo que diversas variedades de verduras e legumes sejam colhidas todos os meses.
Assim, nunca falta brócolis, beterraba, cenoura, espinafre, couve-flor salsa e cebolinha para enriquecer as sopas.
“Para nós, o grande reconhecimento é o impacto na vida das pessoas. É saber que, projetos como esse, podem contribuir para uma sociedade mais sustentável e ambientalmente correta”, completou Caio Marco de Stefano, diretor administrativo da EcoTaubaté.
Veja como é a Horta: