Redes Sociais

Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Encontre o que deseja

NO AR

PLANETA MPB

    Brasil

Motorista usa cartaz para explicar que tem síndrome e ganha apoio de passageiros

Publicada em 04/02/22 as 09:07h por Só Notícia Boa - Monique de Carvalho - 117 visualizações

Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Arquivo Pessoal)

O motorista de aplicativo Antonio Luiz Gomes da Silva, 44 anos, de São Paulo, decidiu pendurar um cartaz explicando aos passageiros que possui a Síndrome de Tourette, doença neurológica que causa movimentos repetitivos, conhecidos como “tiques”.

A atitude dele, além de ter viralizado nas redes sociais, tem sido muito bem recepcionada pelos passageiros, que acabam compartilhando com ele histórias de quem tem a síndrome e até mesmo, relatando sobre outras síndromes e doenças na família.

Antonio explicou que a iniciativa surgiu após ter sido bloqueado pelo aplicativo por 15 dias. Como não teve acesso ao motivo, ele achou que poderia ter sido alguma reclamação sobre os tiques.

“As viagens ficaram bem mais tranquilas depois que eu coloquei o aviso e não tive mais situações de desconforto em que os passageiros ficavam me questionando o que estava fazendo”, disse.

Os sintomas aumentaram na pandemia

Conhecida por afetar 1% da população mundial (cerca de 79 milhões de pessoas), a síndrome também causa na pessoa emissão de sons indesejados, piscar repetidamente os olhos, encolher os ombros e, em casos raros, proferir palavras ofensivas.

No caso do Antonio, ele balança a cabeça, pisca excessivamente os olhos, abre a boca e fica com a língua para fora.

Devido à ansiedade durante a pandemia de Covid-19 e os questionamentos dos passageiros, ele também começou a mexer os ombros e o corpo.

Situações de desconforto – como as que Antonio enfrentava durante as viagens após a pergunta dos passageiros – podem ocasionar agravamento nos tiques.

Por outro lado, quando há acolhimento e compreensão, o gatilho funciona de forma inversa, amenizando-os, conforme relatou o trabalhador.

Foto viralizou nas redes sociais

Publicado no Linkedin há um mês, o design de embalagens, Carlos Oliveira, disse que em 15 minutos de corrida aprendeu muito com o Antonio e que a intenção da publicação era conscientizar as pessoas.

O post teve mais de 65 mil curtidas e 626 comentários.

Cartaz tem ajudado Antonio com os passageiros. Foto: Linkedin
Cartaz tem ajudado Antonio com os passageiros. Foto: Linkedin

Com informações de Isto É




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


Nosso Whatsapp

 88 9 9475 7536

Visitas: 1534704 | Usuários Online: 1214

Venha fazer parte da Rádio do Bem, junte-se a nós na missão de semear a Paz e o Bem pelo Planeta. - Todos os direitos reservados

Converse conosco pelo Whatsapp!