Aos que não conhecem a Escola São Bernardo vamos apresentar, fica na região de Beberibe-CE chamada Sertão de Fora, em um comunidade chamada Forquilha, BR 304 – KM 20, a esquerda de quem vai no sentido Aracati – Boqueirão do Cesário.
Faz tempo que esta Escola vem se destacando no cenário municipal e também logrando excelentes resultados nas proficiências do Governo do estado do Ceará.
A comunidade de Forquilha é uma das sedes de distritos do município de Beberibe, formada em sua maioria de agricultores, comerciantes e autônomos, ali na Escola São Bernardo começa em 03 de Fevereiro de 1947, quando o Sr. Raimundo Bernardo resolve criar uma escola para ensinar os seus filhos e filhos dos moradores da região.
Ali, naquele longínquo ano, 74 anos atrás começava esta aventura do saber.
Em tempo algum se imaginou fazer educação dentro de uma pandemia até que por uma obrigação imperativa se fez necessária fazer aulas remotas, professores sem contatos presenciais aos alunos, algo que jamais, nem em pesadelos se imaginava acontecer.
Da noite para o dia professores, famílias e alunos precisaram se adaptar rapidamente a modalidade do ensino remoto, o que trouxe desafios para todos os envolvidos com a Comunidade Escolar.
É sobre um desses desafios que escrevemos esta matéria.
Turma de Segundo Ano do ano de 2021.
Alunos de 06 localidades diferentes, todas da zona rural, cujas famílias se sentem parte da Escola e em assim sendo se dedicam neste tempo de distanciamento a serem ainda mais corresponsáveis na aprendizagem dos seus filhos.
A Professora Arlene Cornélio já de enorme experiência com Ensino Fundamental 1, porém cmo todos os seus colegas ainda aprendiz na docência remota, contudo, dado ao seu enorme desejo de inovar, criar, fazer não se contentando com qualquer coisa de qualquer jeito e alinhada com o pensamento da gestão da Escola conduzida pela Professora Gleuzia Oliveira, foi a luta.
No Componente Curricular da Arte Educação a partir de uma ideia que surgiu no alinhamento de conteúdos que são feitos de forma remota com todos os professores do Segundo Ano do município de Beberibe-CE através de grupo de WhatsApp, onde uma vez por semana o grupo é aberto para troca de conhecimentos e exposição de trabalhos realizados nas Escolas, ela se sentiu tocada a um objeto de conhecimento “dando vida aos personagens”.
A partir de uma vídeo aula com a professora Luciana Oliveira, ela aderiu e começou a trabalhar com sua turminha a RELEITURA DE OBRAS DE ARTE. Assim sendo, o vídeo foi repassado para as crianças e sugerido que elas escolhessem uma obra de arte e se caracterizassem como tal, aí de uma forma muito bonita que enche os que amam a educação de alegria, os pais entraram muito forte na história, sendo mais do que coadjuvantes, juntos com as crianças foram protagonistas das imagens que podem ver na matéria.
Ali vimos Monalisas de Leonardo da Vinci, o grito do norueguês Edward Munch, Fridas Khalos, Moça com brinco de pérola de Johanes Vermeer e tantas outras representações artísticas.
Convém ressaltar que a arte na escola tem um poder transformador. Ela desenvolve a criatividade, a capacidade de solucionar problemas, melhora a autoestima, faz o aluno desafiar seus limites e aumenta seu repertório cultural e estético.
As aulas até podem ser remotas, mas o orgulho da Escola, da professora, dos pais e principalmente das crianças nada tem de remoto, ele é mais do que real.
Educação tem de dialogar com sonhos, com artes, com vida, com grandes transformações. Onde está escrito que as crianças da zona rural que na sua maioria nunca foram a uma exposição artística, a um teatro, a um show ou até mesmo um cinema, podem e devem ficar isoladas deste mundo de magia e encantos?
Aplausos de pé a Escola São Bernardo, a Professora Arlene Cornélio, aos pais destas crianças e principalmente a elas por terem todos, como Comunidade Educativa, aceitado voar pelas asas sempre belas da arte, da educação e dos sonhos.
Que venham novas e magníficas experiências, que a PANDEMIA logo termine para que voltem ao lindo convívio escolar, mas enquanto isso não ocorre, sejam sempre assim, inovadores e encantadores, isto feito, a aprendizagem virá com sorrisos e este tempo não terá sido em vão.