A Prefeitura de Belo Horizonte inaugurou o seu primeiro hospital veterinário gratuito. Muitos tutores, por maior que seja o amor pelo seu pet, não têm condições financeiras de levar o bichinho ao veterinário quando é necessário. Sem contar que muita gente escolhe não adotar um pet pelo mesmo motivo.
O hospital resolve os dois problemas de uma só vez, oferecendo acesso gratuito a atendimentos de urgência, exames de imagem e laboratoriais, cirurgias e internação para cães e gatos de famílias que não podem arcar com as despesas.
“Essa entrega é muito importante para a cidade de Belo Horizonte ao promover uma política pública efetiva, não só no atendimento e cuidados de cães e gatos, mas também na promoção de melhoria na saúde pública. Apenas com vacinas e medicamentos para atender pessoas acidentadas com cães e gatos são destinados cerca de R$ 4 milhões. Com o hospital podemos reduzir esse custo”, afirma o gerente de Defesa dos Animais, Leonardo Maciel.
Para realizar um atendimento, o tutor deve levar os seguintes documentos: carteira de identidade (RG), CPF, comprovante de residência em Belo Horizonte e inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Por dia, serão realizados 30 atendimentos: 27 para animais de famílias de baixa renda e 3 para animais de protetores ou entidades de proteção animal. Atendimentos de casos novos, retorno e urgência acontecerão de segunda à sexta-feira, de 8h às 14h. Já casos de cirurgias serão atendidos de segunda à sábado, de 14h às 20h, mediante agendamento prévio.
Inaugurado em meio à pandemia do novo coronavírus, o hospital segue protocolos sanitários definidos pelas autoridades de saúde, incluindo a exigência do uso de máscara pelos tutores dos animais.
Vale destacar, segundo Maciel, que o hospital não é um centro de controle populacional, pois já existem cinco centros de zoonoses em BH. “O hospital tem como principal foco o tratamento de doenças dos animais. Isso não o impede de realizar a castração e esterilização, mas não é objetivo central”, alerta.
O hospital veterinário é resultado de uma parceria da Prefeitura com a Anclivepa-SP, entidade que faz a gestão de dez hospitais públicos veterinários no país.
A Prefeitura investiu aproximadamente R$ 1 milhão na operação do hospital, cobrindo custos como a adequação do espaço, compra de equipamentos e contratação de pessoal. A Prefeitura também será responsável pelo monitoramento e pela fiscalização da gestão do local.
“Com essa parceria, Belo Horizonte passa a ter um hospital de referência para o tratamento dos animais. Com uma gestão profissional e engajamento da sociedade em prol dos direitos dos animais, o projeto tem tudo para avançar”, avaliou o secretário municipal de Meio Ambiente, Mário Werneck.
“O atendimento veterinário é o mais urgente, dentre todas as políticas públicas para animais, pois representa o alívio da dor”, completou o coordenador-geral Veterinário da ANCLIVEPA-SP, Luiz Wilson de Oliveira Júnior.
O Hospital Público Veterinário de Belo Horizonte fica na Rua Bom Sucesso, 731, bairro Carlos Prates. Telefone: (11) 93352-0196
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte | Foto de capa: Pixabay